Apoiomedicos maconha

Gregório Duvivier ironizou a o ativismo pela proibição da erva, na sua coluna para Folha de S.Paulo com excelentes argumentos em defesa da criminalização da maconha. Mas calma que é brincadeira.

Cara Folha de S.Paulo,

Como vocês sabem, os jovens (e o FHC) estão querendo legalizar a erva. Eu, que nunca fumei nem pretendo fumar, mas sei que ela é danosa, pois só quem fuma é marginal, venho por meio desta carta pedir que o jornal explique ao leitor jovem (e para o FHC) por que é que ela não pode ser legalizada. Para ajudá-los, recolhi alguns argumentos entre meus amigos do clube militar.

1. Se legalizar, vai virar moda. Nos países em que a ditadura gay venceu e as feministas legalizaram o aborto, as pessoas passaram a abortar só para se enturmar. Resultado: os países foram dizimados e hoje em dia nem existem mais.

2. Se legalizar, os jovens que atualmente trabalham no ramo do tráfico de drogas vão ficar desempregados. As ruas vão ser tomadas por jovens roubando, matando e estuprando para sobreviver.

3. A maconha impede os jovens de serem violentos quando eles precisam ser. Enquanto a cocaína os torna mais ativos, a maconha os deixa lesos, uma presa fácil para assaltos e estupros. A legalização da maconha vai gerar uma juventude muito facilmente estuprável.

4. Maconha é crime. Como é proibida, é através dela que os jovens entram no mundo do crime. Sim, se ela for legalizada, o argumento muda. Mas como não é, é melhor não legalizar, porque é crime.

5. Maconha é uma droga tradicionalmente cultivada por negros. Não é à toa que bastou os Estados Unidos terem um presidente mulato para afrouxarem em relação à erva. Liberar a maconha equivale a oficializar que vivemos numa negrocracia, não bastasse o pagode, o funk e aquele programa da Regina Casé.

6. Maconha gera a famosa “larica”, fenômeno que faz com que o jovem coma qualquer coisa, comestível ou não, que ele veja à sua frente. O que é que isso gera? Obesidade, indigestão e mortes por engasgamento.

7. A qualidade da maconha vai melhorar e vão começar a surgir sommeliers de beque, pessoas que vão achar na erva sabores que só eles sentem. “Esse baseado tem notas de baunilha”. Ou então: “A melhor parte do soltinho da Bahia é o retrogosto”. Não, por favor. Já bastam os enochatos. A sociedade não está pronta para o surgimento dos ervochatos.

Peço que a Folha me ajude nessa cruzada elucidativa a favor da família brasileira, de preferência publicando a minha carta no lugar da coluna inútil daquele maconheiro carioca (perdão pela redundância).

*Gregorio Duvivier é ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos e colunista da Folha de S.Paulo.

Escreva seu comentário

162 COMENTÁRIOS

  1. da pra ver que ele uma baita visao preconceituosa e totalmente igual aos engravatados que nunca fumaram um do bao e so sabem proibir porque os convem
    so usou argumentos sem noçao , bom nao preciso falar mais nada , acho que concordam comigo , se ele der uma lida so em 5 motivos porque a erva deve ser legalizada vai mudar totalmente de opiniao !

  2. Joao Paulo Brandalise você sabe oque significa a palavra ironia? Bom, o autor foi completamente irônico. Texto muito bem elaborado com belos argumentos. Parabéns!

  3. Moço, você entendeu que todo o texto é escrito usando de ironia? Tudo o que ele disse é o que ouvimos pessoas aleatórias e desinformadas falam sobre a legalização da maconha, a opinião dele é bem contrária ao que ele escreveu. É sarcasmo, querido! Lê o post inteiro antes de comentar.

  4. Eu espero que estes comentaristas de comentários insolentes tenham entendido o texto e toda sua ironia. Por que se não, vemos que este é um País de analfabetos funcionais ou seja que sabem ler mas não sabem interpretar.

  5. Caro amigo João
    Vejo que fora um tanto desatento e equivocado em seu comentário…
    “Confira, de modo IRÔNICO e com muito bom humor, os argumentos em defesa da criminalização da maconha!”
    Isso foi uma critica justamente aos engravatados, afinal, as acusações dele não tem pé nem cabeça…justamente da mesma forma que os políticos fazem para proibir a nossa erva.
    Um grande abraço =)

    • Ó o preconceito malandro, eu to realmente muito chapado, mas isso não me tira a capacidade de interpretar. ou o pessoal é analfabeto funcional ou leu com muita pressa….

  6. hahahahaha que engraçado cara.. como assim vc não percebeu que ele estava sendo irônico?! putss.. é por isso que as coisas estão desse jeito. todo mundo levando tudo á ferro de fogo demais!

  7. O cara ta sendo irônico, UASHUASHUSAH nego não sabe ler. A carta foi genial, acabou com os argumentos da folha e claro q provavelmente nem foi postada.

  8. coé cara olha os argumentos dele o cara é comediante ele ta sendo irônico hahhahaha, isso que é o foda da maconha toda vez que você sopra a fumaça pela boca ela vem direto do cérebro levando seus neurônios ai fica difícil interpretar um texto desses hahahahahahah

  9. Acho que não precisa ser um gênio para entender que foi um texto IRONICO.
    Muito bom HAHAHAH, ri muito! Principalmente na última, dos “sommeliers de beque”.
    Esse cara é genial.

  10. Caraca, sério que vcs levaram a carta ao pé da letra? É humor, ele satirizou as pessoas que são contra a legalização da maconha, assim como seus argumentos, hahaha.
    Muito boa a carta xD

  11. kkkkkkk, meu amigo joão paulo, espere o efeito da brisa passar para comentar, ele claramente satiriza a criminalização da maconha, jogando como motivo os principais argumentos dos preconceituosos, esse cara é show com certeza.

  12. o que este cara esta dizendo sobre negros? tem cara ai que usa terno e gravata que rouva elee ele ainda vota nos caras ele é tao hipócrita o quanto!
    ele fala tanto sobre negro que a filha dele deve estar dando pra um!

  13. Sério que vocês acham que isso não é zuera do cara. Vocês acham mesmo que ele iria se comprometer com opiniões tão escandalosas, ainda mais envolvendo na ideia feministas e gays? Acho que não em…

  14. Perdeu meu respeito, não só por ter falado uma quantidade enorme de besteiras, mas sim pelo fato de não ter ao mínimo a consideração de pensar que nem todos que fumam a erva são marginais… O caso da maconha não é pra ser tratado com qualquer “atorzinho” e sim com pessoas que tenha o pensamento maduro o suficiente pra saber que a legalização irá trazer muitos mais benefícios do que malefícios!

  15. pra mim nao tem essa de melhor ou pior droga, a pior droga que existe é aquela que faz mal pra voce mesmo.
    garanto que esse cara curte tomar suas cervejas e suas doses de destilados…e isso nao sao drogas? porque esse cara nao vai dar meia hora de bunda pra parar de falar besteira.” A legalização da maconha vai gerar uma juventude muito facilmente estuprável.”??? concerteza, pessoas andaram pela rua fumando e comendo o cu do outro?? só se for ne. se esse cara pegasse metade do tempo que ele tem pra falar merda e dar mais atençao nos seus trabalhos da porta do fundo concerteza aquilo seria mais legal

    • e talvez se você dedicasse todo o tempo que dispõe para ESTUDAR e adquirir conhecimento sobre interpretação de texto, ou até mesmo ler alguns comentários antes de postar essa inutilidade que escreveu, eu não precisaria estar aqui escrevendo isso. PORRA, maluco sai do facebook vai ler um livro e pare de bancar o analista de casos, pois no máximo vc deve conseguir analisar uma frase se ela é exclamativa ou interrogativa pois tem um ?

    • CONCERTEZA QUANDO A GENTE DÁ MEIA HORA DE BUNDA PARA MESMO DE FALAR BESTEIRA, FUNCIONA MESMO, SÓ ATRAPALHA UM POUCO A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E A GRAMATICA. O RESTO CONCERTEZA TÁ SERTO.

  16. O texto é bom, mas os comentários das pessoas que não entendem ironia são melhores. Po negada, como que vocês querem debater o caso da maconha se um texto simples desse vocês não conseguem compreender? Assim a vida fica difícil! No enunciado do post o cara explica e com bom senso qualquer um veria que o que ele fez foi usar de sarcasmo.

    “Negrocracia”? “países que acabaram porque o aborto foi legalizado e com isso todo mundo se abortou”? Imagina se esse pessoal que não entende um texto como esse assistisse um South Park da vida? Ia acreditar que no Colorado existem toalhas vivas que fumam maconha ou que, por acaso, o PETA prendeu o Tom por agredir o Jerry.

  17. O Gregório foi vendido pelo Jornal, esse pensamento medíocre dele não vai levar a nada, o Brasil ja deveria saber que a maconha funciona de uma forma totalmente diferente do que é espalhada mundo a fora. provavelmente ele é uma maconheiro enrustido e não sabe o que fala.. ele só sabe fazer comédia, que por sinal sabe muito mal…

    • e vc deveria ir pro raio que o parta, se vc fuma maconha, por favor pare, vc não tem capacidade mental para ler um texto e interpretar, quem dirá para fumar maconha. Acéfalo, medíocre intelectual.

    • tu ta mal hein cara, o cara ratificou várias vezes a ironia antes de propor o texto e tu ai levando a sério! ushaushaushaushuahs.. pare de fumar e pegue um livro de português e/ou gramática!

  18. ^^ Essa turma tá fumando algo estragado, não estão nem percebendo que foi ironia! Mais um motivo para legalizar, maconha de qualidade para esse povo pensar melhor!
    Abç!

  19. Cara, dá pra ver que esse seu ativismo tá bem fragilizado, tendo como base o fato de vc nao se importar nem em compreender um texto. No que você se baseia para argumentar a favor da legalização? Como você se informa a respeito disso? Se manifestar através de um discurso generalizador é via de regra de pessoas que não estão nem aí pra nada. Se informe, cara!

    • Aposto que você é crente. Porque se tem uma coisa que é facilmente generalizável é o vínculo religioso com a falta de intelecto em compreender um belíssimo texto deste. Meus Pêsames pela sua mente!

  20. Desculpa gente, mas pelo nivel dos comentarios da pra perceber porque nao se pode legalizar maconha no Brasil. Nem a porra de um texto os caras sabem interpretar e quer ficar pagando de ativista intelectual ?
    Se legalizasse, devia mostrar esse texto para as pessoas, e se falasse que o gregorio é contra, nao poderia comprar.

          • Olha só.. eu e muita gente achou graça. Legal, né?
            Fato curioso: as coisas não são feitas para agradar ao SEU gosto =).
            Não gostou? Faz algo melhor e, quem sabe, você também tenha uma coluna na Folha de São Paulo ou então tenha o mínimo destaque no seu campo de atuação.
            Passe bem.

          • Não é porque alguém achou graça que é engraçado mas isso é outra história.Que bom que pra você é, afinal até o Zorra Total tem o seu público. Ele tem a opinião dele, tem o direito de falar e sim tem destaque na área de atuação. Eu tenho a minha, acho a opinião dele uma bosta e me expressei tbm ou acaso tu não está fazendo a mesma coisa comigo que fiz com ele? então eu não pedi que ele não se manifestasse mais, somente critiquei. Mas quando você vem com o papinho “não gostou? faz melhor” daí fica difícil de continuar.. pq no mundo civilizado as pessoas debatem sobre tudo sem levar isso pro pessoal, algo que o nosso Brasil vai demorar muito pra entender. “Não gostou? faz melhor” é uma lógica tosca e nada democrática onde ninguém pode se manifestar a não ser a própria pessoa que agiu. “não gostou do governo? faz melhor” “não concorda com a religião? faz melhor” “não gosta da policia? faz melhor”. Boa sorte.

          • papel dele eh esse ai, falar o que quiser e outros ficarem discutindo nos comentarios. induziu um assunto e os outros estão discutindo. isso eh comédia em sua forma mais classica.
            parabens gregorio cumpriu sua função de levantar questões a serem discutidas

  21. Galera, que tal deixar o pobre JOÃO quieto? Pois acho que na primeira e segunda respostas esclarecedoras, ele ja havia entendido a ironia de Gregório.
    Comentem o que acham da publicação, é mais interessante e válido para trocarmos ideias e percebermos a visão de cada um em relação ao tema.

  22. No MINIMO racista, ”negrocracia” é o c#$%&@#…
    Se os traficantes vão pra rua com a legalização, quer dizer que a criminalidade não tem a ver com a erva. Só prova que eles estão nesta vida por falta de oportunidades, estudo ou informação.
    E não vou nem entrar no mérito da bebida alcoólica…

  23. hahahahahahahahaah.. rí mt com esse joão.. mas a melhor parte foi ele assumindo que estava falando sério!!!!kk.. CARA, JOÃO… se vc dissesse que era uma ironia tbm, iria sair como genial.. rsrsrs #TáFumado abraçoooooooo

  24. Gente o texto é pobre, por que é cheio de ironias, o rapaz não é burro só decaiu para que qualquer leitor por mais meigo que seja conseguisse captar o absurdo que se passa.

  25. Não dá pra legalizar aqui no BRASIL, porque a maioria das pessoas são ignorantes… Ê racinha, aqui só é bom pra passar as férias, palhaçada esse país!

  26. “larica”, fenômeno que faz com que o jovem coma qualquer coisa, comestível ou não, que ele veja à sua frente. O que é que isso gera? Obesidade, indigestão e mortes por engasgamento. haaan? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Seu animal, se a maconha fosse liberada (e outras drogas tb, o governo iria arrecadar bilhões com impostos, poderia investir em educação e saúde, o tráfico iria enfraquecer e a violência cairia drasticamente. E você acha que o assunto “drogas” não é importante? Você é um atraso!

  27. eu li isso mesmo ? sinceramente .. não teve nexo algum.. realmente só vendo de um ponto irônico mesmo.. te daria 7 motivos pela legalização agora mesmo ..

  28. Ri muito, e chorei tb, dialogo não acontece aqui nesse país, falta sensibilidade para discutir assuntos simples para fazer deste momento que vivemos melhor para todos, respeitando as diferenças. Agora ser se filiar-se ao PT e como entra no reino de Deus.

  29. Adorei! Gregório disse tudo, de forma irônica tenta alertar os nossos governantes que só existem duas saídas para acabar com a violência do nosso País, ou legaliza a maconha para enfraquecer o tráfico , ou presentei os verdadeiros traficantes com uma passagem só de ida para Indonésia

  30. Muito bom o texto, acho que o autor foi muito enfático e elucidativo nos seus argumentos, nos esclarecendo sobre os riscos do uso dos canabinóides. Devemos estar atentos aos terríveis riscos da “maconha”, e seus prejuízos para nossa sociedade tão nefastos. Com Deus na frente e a família vamos vencer esses deturpados apoiadores da extinção humana e do terrorismo.
    Agora me da licença que vou comer pão com mortadela, requeijão, misturado com doce de leite e geleia de goiaba!!!!

  31. Muito bom o texto, acho que o autor foi muito enfático e elucidativo nos seus argumentos, nos esclarecendo sobre os riscos do uso dos canabinóides. Devemos estar atentos aos terríveis riscos da “maconha”, e seus prejuízos tão nefastos para nossa sociedade. Com Deus na frente e a família vamos vencer esses deturpados apoiadores da extinção humana e do terrorismo.

    Agora me da licença que vou comer pão com mortadela, requeijão, misturado com doce de leite e geleia de goiaba!!!!

  32. Bolo! Bombom! Brigadeiro! Arroz com feijão! Costela no bafo! Pizza! Hambúrguer! Batata Frita! Morango com chantilly! Sorvete! Frango! Peixe! Pão com manteiga! Esfirra! Misto quente!

    Tá com a barriga doendo?! É?!

      • Quem materializa essa verdade são as pessoas. Só estou relatando o que é factual, né? Quem endeusa uma terceira pessoa sao as pessoas no geral, o que nao é bom. Agora se suas capacidades cognitivas estão fadadas para interpretar o que eu disse, então nao posso fazer nada.

  33. Ruma de maconheiro safado. Suas mães sabem que vcs fumam?
    Está repreendido em nome de Jesus. Maconha queima neurônios, faz mal e engorda.
    Não fumo porque é ilegal. Se liberar vão fumar até na igreja. Isso é uma heresia. Vcs vão arder no quinto dos infernos.

    • Aposto que você é crente. Porque se tem uma coisa que é facilmente generalizável é o vínculo religioso com a falta de intelecto em compreender um belíssimo texto deste. Meus Pêsames pela sua mente!!

  34. Concordo que maconha e aborto devem ser regulamentados. Vamos falar da regulamentação do direito ao porte de armas também? Proibiram há anos e até hoje a proibição não surtiu efeito.

  35. O sujeito é tão irrelevante que, para muita gente, pouco importa se usou ironia, se falou sério ou se escreveu chapado de maconha. E, pelos comentários, dá pra perceber o temor das pessoas em aplaudir e não ser ironia, ou apedrejar e descobrir que era sarcasmo. Gente, digam com sinceridade, qual é a graça desse sujeito? Nem como humorista nem como pensador ele decola. Vocês ficam dando ibope a um verdadeiro inútil, como ele mesmo se definiu no título, um cara que não deve ter talento nem pra trabalhar num escritório simples, e passa bem às custas de gente mais lesada ainda que aplaude. Isso aí sim é um playboy, mas nunca vi alguém concluir este óbvio.

  36. A ironia é uma forma de passar informação, muito útil e muito bem utilizada no texto, contém tons sarcástico e de comédia que pode blindar uma opinião de fato ou um ataque pessoal.

  37. O texto não é zueira, é sério. O cara usou da ironia pra passar a mensagem que já vem sendo passada, e que deveria ser entendida o quanto antes. Talvez assim chame mais atenção pra realidade que importa. … Mas pelo visto, o que se discute aqui é: ‘As regras pra se fazer humor’. …Assunto totalmente fora do foco.

    A questão é que, a politica atual de combate as drogas não diz respeito apenas aos envolvidos no mercado, não é de interesse, ou não deveria ser, apenas dos usuários da canábis. Mudar essa politica significa mudanças em vários setores da qualidade de vida geral da população. Como segurança publica, educação, CORRUPÇÃO, estudos científicos e avanço medicinal, etc. Não duvide disso. Mas cabe a você, leitor, pensar e se posicionar se essas mudanças seriam positivas ou não. Você não precisa acreditar, é bom que você não acredite no que os outros escrevem. Mas pelo amor que você tem à senhora sua mãe, ou aos seus filhos, ou a qualquer mequetrefe que você ame…. PENSE, RACIOCINE a respeito dos assuntos e POSICIONE-SE. Não sejam maritacas repetindo frases do telejornal.

  38. O texto não é zueira, é sério. O cara usou da ironia pra passar a mensagem que já vem sendo passada, e que deveria ser entendida o quanto antes. Talvez assim chame mais atenção pra realidade que importa. … Mas pelo visto, o que se discute aqui é: ‘As regras pra se fazer humor’. …Assunto totalmente fora do foco.

    A questão é que, a politica atual de combate as drogas não diz respeito apenas aos envolvidos no mercado, não é de interesse, ou não deveria ser, apenas dos usuários da canábis. Mudar essa politica significa mudanças em vários setores da qualidade de vida geral da população. Como segurança publica, educação, CORRUPÇÃO, estudos científicos e avanço medicinal, etc. Não duvide disso. Mas cabe a você, leitor, pensar e se posicionar se essas mudanças seriam positivas ou não. Você não precisa acreditar, é bom que você não acredite no que os outros escrevem. Mas pelo amor que você tem à senhora sua mãe, ou aos seus filhos, ou a qualquer mequetrefe que você ame…. PENSE, RACIOCINE a respeito dos assuntos e POSICIONE-SE. Não sejam maritacas repetindo frases do telejornal.

  39. É piada isso aí né? …argumentos idiotas cara… todos sabemos dosmales como por exemplo a perda de concentração mas tudo isso ai que você disse é coisa de quem não sabe nada a respeito do que ta falando… Com medinho de traficante morrer de fome cara… Absurdo as coisas que você fala…

  40. Tudo bem que ele usou ironia,mais se ele e a favor pq não assumiu e defendeu verdadeiramente a descriminalização da maconha,podia ter usado a ironia também pra falar que isso não acontece pq não tem interesse do governo,já que ele também ganha com isso.

  41. Muito bom o texto msm mais oq eu nao gostei foi ele mencionar os negros daquela forma e maconha nao é crime o verdadeiro crime é esses polícia q enquadra pega a bucha e te da um coro eles fala que nao pode usa droga mais eles nao passa de uns lapados eles chega na biquera pega pó com o traficante e ainda pega dinheiro como acerto pra nao prender o mlk o bagui é o seguinte quem nao gosta nao conhece cochinhas lapados só ratatata

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here