Apoiomedicos maconha

Guerra nas Estrelas é a ficção mais conhecida do mundo, ela conta a saga de personagens como Luke Skywalker, Darth Vader e da Princesa Leia. Se essa é sua primeira ou segunda viagem ao mundo que George Lucas inventou então esse roteiro irá te ajudar a chegar no galáxia muito, muito distante, sem sair do lugar.

“Um filme nunca está acabado, apenas está abandonado.” George Lucas

George Lucas é um dos produtores mais ricos do mundo, isso porque além do mundo de Star Wars ele criou também o Indiana Jones nos anos 80. O aventureiro que tinha um chicote e uma arma também ficou uma cara sem aparecer no cinema, só 19 anos depois apareceu outro filme.

Antes de você ler esse artigo, tenho que explicar não assisti nenhum filme, ou não lembrava direito saga, após aparecer o novo filme nos cinemas, Episódio VII – O Despertar da Força, pra não viajar na história e entender o novo filme, assistimos em uma semana a saga completa.

Então, o que você precisa saber primeiro?

Cara, o filme já tem 30 anos, eles começaram em 77 e ficaram 16 anos sem filmes novos, o restante da história só passou a ser contado em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Nos anos subsequentes passou a ser lançado o começo da história. O sete (VII) que lançaram agora, conta uma era pós Darth Vader. 

Pra quem curte personagens e o desenrolar da história, aconselhamos ver na ordem dos títulos. É uma viagem no tempo de cada lançamento, nos efeitos, mas você vai saber fielmente a história e principalmente a forma que nós gostamos. Se você não ta ambientado, antes de chegar nos filmes mais antigos. Vai entender toda a ideia e quem é quem, isso pode te despertar mais interesse em querer acompanhar os títulos mais antigos, outro ponto é que você não precisa prestar atenção no filme todo pra entender o contexto.

 

Mas, se você gosta de brisar e pretende assistir de verdade, como se fosse voltar no passado, você pode pegar outra brisa e seguir a o ordem que o diretor lançou, assista primeiro os 3 mais antigos e depois os 3 novos.

Você vai notar que as reviravoltas da primeira para a segunda trilogia são bem impactantes. Mas relaxa, não anota isso agora, porque vamos te contar isso certinho mais além.

Qual é da história?

A história acontece no espaço, mas os acontecimentos parecem os da terra.
Tudo rola no espaço, lá por 25.00 anos, a Velha República comandou a galáxia tentando reunir centenas de sistemas estelares sob um governo em fim democrático. Infelizmente, com o passar do tempo, a enorme República tornou-se grande e corrupta, causando descontentamento e suspeita entre seus membros. Incapaz de manter o controle na galáxia, a República entrou em atrito com a poderosa Federação do Comércio, entre outros grupos. Tirando proveito desse conflito, um Imperador ganhou o poder e ao tomar o controle completo do governo, ele instituiu a chamada Nova Ordem sob o pretexto de acabar com a corrupção da Velha República.

No entanto, seus verdadeiros planos tinham como objetivo o domínio total da galáxia. Sob o comando do imperador, Palpatine, a Velha República foi transformada em Império, um governo tirano e opressor que tentava garantir a ordem e a lealdade através da força e do medo.

sith-vs-jedi

Raças alienígenas foram erradicadas ou escravizadas, indústrias e sistemas estelares inteiros foram tomados e o terror tornou-se uma forma de vida. A escravidão predominava em todo o Império, e a injustiça social florescia. Até mesmo os Cavaleiros Jedi, os representantes do lado bom da galáxia, foram perseguidos e assassinados nestes tempos negros. E aí que entra a força…

A Força
Na saga há duas forças a Sith e a Jedi, é muito similar ao conceitos do taoismo, Ying e Yang, duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a água, a passividade, escuridão e absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e atividade. Em Star Wars você vai ver a tentativa de balancear essa força. Logicamente cada uma tem uma filosofia.

Quem tem a força tem poderes e habilidades!
Qualquer ser vivo que aprenda a manipular a Força, ganha vários poderes paranormais como habilidade telepática, telecinese e velocidade e agilidade melhorada e um plus na cura.

Filosofia, Ortodoxa Jedi
Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força.

Filosofia, Sith
Paz é uma mentira, só importa a emoção.
Com a emoção, ganho força.
Com a força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com as vitórias, minhas correntes se rompem.
A força me libertará.

sabres-de-luz

O que cada sabre significa?
Quando assistimos o Star Wars pela primeira vez ou quando olhamos os sabres com cores diferentes vem aquela dúvida clássica, será que as cores significam algo? A resposta é sim meu caro Padawan!

Ah você talvez não viu ainda né? Então o sabre é uma extensão da força de cada guerreiro, cada cor meio que explica o contexto de cada personagem e a onde foi “forjada”.

O laranjado, amarelo são geralmente são usados por Jedis Sentinela, o roxo também só que a diferença o personagem com essa arma tem a função de desmascarar trapaças.

  • Verde, é usada pra mostrar o Jedi Consular, responsável por trazer o equilíbrio ao universo. Sua sabedoria e força é maior que de os demais.
  • Azul é usado pelos Jedis Guardiões que lutam contra as forças do mal e o lado sombrio.
  • Brancos são dos Cavaleiros Imperiais.
  • Vermelho é o lado negro da força, porém alguns raros Jedi conseguem usar também.

O que é Padawan?

Um aprendiz de Jedi, o pasteleiro da roda…

Bueno, agora que eu sei tudo, que ordem tenho que ver?

A nossa ordem preferida (abaixo) explica quem é quem, alguns morrem, outros vivem e depois vamos ao cinema saber qual é o último capitulo da história e o que vai acontecer agora, depois de tudo que rolou.

Assista os trailers (legendados) pra entender melhor.

Star Wars I – The Phanton Menance (A Ameaça Fantasma) 1999
Conta a história do jovem Anakin Skywalker que tem poderes fodas, o que poucos sabem é que ele pode ser capaz de restaurar o equilíbrio da força, ajudando os Jedis a restabelecerem a paz no universo, nesse filme todo mundo fica sabendo quem é quem e pode seguir feliz pro resto da saga. Na nossa

/p>

Star Wars II – The Attack of The Clones (O Ataque dos Clones) 2002

Star Wars III – Revenge of the Sit (A Vingança dos Sith) 2005

Star Wars IV – The New Hope (Uma Nova Esperança) 1977
estrela-da-morte-menorAqui começa a história singular, a da Estrela da Morte, uma estação espacial bélica criada pelo Império Galáctico, um super-laser que carrega milhares de soldados, stormtroopers e caças e consegue destruir planetas inteiros.
A ideia dessa arma foi tão insana que no final do ano de 2012, a Casa Branca recebeu uma petição curiosa com mais de 25.000 assinaturas, solicitando a construção da Estrela da Morte. A Casa Branca foi obrigada a responder que não. kkk, imagina que loucura…

Star Wars V – The Empire Strikes Back (O Império Contra Ataca) 1980

Star Wars VI – The Return of Jedi (O Retorno de Jedi) 1983

Star Wars VII – O Despertar da Força 2015

Como falamos acima, você pode assistir pode assistir de outra forma também, essa forma tem nome.

enerst-rister

Ernest Rister, quando você assiste a sequencia original desde quando lançaram, a primeira trilogia velha, depois a trilogia nova, mais o episódio sete que está no cinema agora, na ordem que foram lançadas (por ano). IV, V, I, II, III, VI e VII que está no cinema agora.

Tá, mas me falaram de várias ordens pra assistir esse filme, qual é a sequência correta pra assistir, seguindo a ordem de lançamento, a ordem numérica dos episódios, ou tanto faz?

Cara, depende, por exemplo tem gente que NUNCA parou pra assistir o episódio um, por achar irrelevante ou um extra da vida de um dos protagonistas da saga. Mas nesse artigo, te aconselhamos a seguir primeiramente com ele, o que pode ser bom pra você entender o contexto, mas pode ser ruim por você jamais ter uma surpresa como essa, abaixo…. Você pode assistir o I e o VII e entender parte que ta rolando, por exemplo.

 

Clone Troopers são os soldados de 1.83 metros de altura e ao contrário da imagem acima, eles seguem todas as ordens dadas. Inclusive a ordem 66, que você vai descobrir o que é quando assistir.
Clone Troopers são os soldados de 1.83 metros de altura e ao contrário da imagem acima, eles seguem todas as ordens dadas. Inclusive a ordem 66, que você vai descobrir o que é quando assistir.

Esse filme é feito de reviravoltas, quando você acha que tudo ta sossegado e vai ficar de boas, começa uma diabaria, uma confusão mais sinistra e gigante, tipo MadMax, mas no espaço.

Depois que assistir o último o que acontece?
Tem mais, mas diferente das outras esta nova trilogia terá um intervalo de dois anos entre um filme e outro, e durante esse intervalo, a Disney lançara filmes spin-off que se passam durante os episódios das trilogias. Ou seja você provavelmente vai ver os próximos em 2017 e 2019.

Quando você terminar de ver todos, e sentir saudade, volte a 1980 e assista também a Caravana da Coragem.

caravana-da-coragem

Depois que você ver a história toda, mais precisamente a história do Retorno de Jedi, vai ver os Ewoks dançando e pirando. Os peludinhos fizeram tanto sucesso que foi feito um filme a parte. A Globo colaborou com esse sucesso, nos anos 80 e 90, foi um dos filmes mais passados na televisão Brasileira.

A história da Caravana da Coragem começa quando a família Towani foi separada quando sua nave espacial cai em Endor. Instantes depois os pais são capturados por um gigante, o Gorax. Então o filho e a filha, Mace e Cindel são encontrados nos destroços da nave pelos Ewoks peludinhos, depois disso eles aprontam muitas aventuras pra encontrar os pais das crianças.

Agora amigo, que a Força esteja com você pra assistir todos e depois vir aqui nos contar o que achou. Beleza?

2 COMENTÁRIOS

  1. Muitoo bom o post, só o começo que ficou meio “embaralhado”, mas foi “pegando o trilho” no resto, ficou muito bom mesmo! haha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here