Apoiomedicos maconha

Você pode até ser fã do Marinheiro mais famoso do mundo, mas será que sabia o que significa aquele tal espinafre? Aperte e descubra.

Por que o Popeye comia espinafre pelo cachimbo?  Será que era mesmo espinafre? Ou poderia ser outra coisa? O que há por trás disso? Seria uma metáfora?

Criado pelo cartunista Elzie Crisler Segar em 17 de janeiro de 1929, e adaptado para desenho animado em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer, Popeye é um dos mais amados e conhecidos personagens animados no mundo. Desde sua criação, Popeye e seu cachimbo se tornou um fenômeno global, com milhões de crianças comendo espinafre na esperança de que a ‘erva’ os tornaria tão forte quanto o lendário marinheiro, que está sempre protegendo sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo: Brutus. No entanto, será que Popeye comia mesmo espinafre ou seria uma metáfora para associar a uma outra erva ‘mágica’, a maconha?

 

O nome “Popeye”, vem de Pop (estourado) e Eye (olho)

Algumas teorias e causos confrontam a ideia de que o que havia na lata não seria simplesmente o mais puro espinafre que Popeye utilizava.  Durante a década de 30, na época em que o Popeye foi criado, a palavra “espinafre”, em inglês “spinach”, era usada como uma gíria por quem fumava um beck. Um clássico exemplo do uso da expressão é a música “The Spinach Song”, gravada em 1938 pela banda de Jazz Julia Lee & Her Boy Friends (ouça no final), como também as propagandas anti-maconha da época, que passavam a mensagem que a maconha dava super força e pensamentos estranhos. Além disso, o seu fiel amigo, Dudu, vivia na Larica por hambúrgueres, entre outras evidências de que o espinafre do Popeye também era maconha.

Quem esclarece melhor o assunto é a galera do Canal Você Não Sabia?. Aperte e confira:

Há também um som bem massa que se refere ao espinafre… (em inglês)

Julia Lee & Her Boy Friends – The Spinach Song

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here