Apoiomedicos maconha

No mês da Independência dos Estados Unidos em relação à Grã-Bretanha, vou desmistificar a velha lenda em que a Declaração de Independência foi escrita sobre o cânhamo (maconha). Uma lenda que é parcialmente verdade, parcialmente… Vou explicar o porquê!

O papo que você provavelmente já ouviu por aí:

[quote_center]”A maconha, ou cânhamo,  é onde foi escrito “The declaration of Independence” a declaração da independência americana…”[/quote_center]

usa-cannabisSim, é verdade… e isso se dá ao fato que até 1883, 75% a 90% de todo o papel do mundo era feito a partir de fibras de cânhamo, maconha, cannabis… E como sabemos, a planta da maconha é uma planta muito versátil, e que pode (e ainda faz) coisas muito diferentes. Ela é usada na alimentação, em xampus, tecidos e medicamentos. É usada também para fazer cordas e um combustível alternativo. Mas o papel é o material que foi mais amplamente utilizado durante quase um século.
Ainda quando o papel era produzido, o Congresso nomeou um comitê de cinco pessoas para redigir a declaração formal da independência. Portanto o rascunho escrito por Thomas Jefferson era de fato um papel de cânhamo Holandês, em 28 Junho de 1776.

Surgiu então uma Segunda versão, reescrita por John Adams, Benjamin Franklin, Roger Sherman e Robert R. Livingston, publicado e enviado em 2 de Julho de 76 para os membros do Congresso…
Durante dois dias eles (o congresso) debateram o teor da declaração e foi publicada no dia dia 4 de Julho, o dia que  Declaração de Independência foi aceita pelos representantes de doze estados do Congresso.

declaracao-de-independencia-4-julho
Declaração “Semi-Oficial”, Papel de Maconha!

…Pouco tempo depois, após despacharem algumas cópias da declaração (feitas de maconha), no dia 19 de julho de 1776 o Congresso ordenou que a Declaração de Independência deveria ser copiada para o pergaminho para assinatura e publicação oficial.

O Pergaminho (imagem abaixo) então foi o  famoso documento assinado pelos delegados em 2 de agosto de 1776 (imagem da capa).

declaracao-da-independencia-pergaminho
Declaração Famosa, no Pergaminho

[quote_box_left]A declaração “original” é feita em pele de animal e cal para manter a mesma condição até hoje.[/quote_box_left]

Entendeu?

Os dois rascunhos originais da Declaração de Independência foram escritos em papel de cânhamo.
Mas “a” Declaração de Independência que todos nós conhecemos não!

 

 

 

Com ajuda do: declarations timeline, wikipedia.

Se você curtiu a historinha, curta, compartilhe que logo, logo eu paro e escrevo uma outra bem interessante pra vocês.
vlw 😉

Escreva seu comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here