Apoiomedicos maconha

Não sei se você sabia, mas recentemente pesquisadores conseguiram plantar tomate, ervilhas e rabanetes no solo de Marte e com a colheita veio a resposta sobre o cultivo fora da terra, pra deixar a pergunta mais auspiciosa pensamos na possibilidade no cultivo de ganja em um pico fora da terra.

Tem um filme
Não estou falando do filme “Perdido em Marte” onde Matt Damon é abandonado no planeta pela tripulação de sua nave e acaba tendo que encontrar formas de sobreviver no planeta, com escassos suprimentos ele tenta plantar batatas para ter uma rica fonte de vitamina C, ferro e zinco.

Você sabia?
80% de uma planta de batata é comestível, em comparação com 40% de outras sementes. Também há a facilidade no processamento: é só aquecer e servir como comida.

Na vida real
Em 2014 alguns pesquisadores da Universidade Wageningen, na Holanda, liderados pelo ecologista Wieger Wamelink, começaram a testar o cultivo de vegetais em uma simulação de solo que a NASA mantém do ambiente de Marte e da Lua. Eles tiveram sucesso ao germinar mudas nos dois tipos de solo.

O que é necessário para criar uma plantação em Marte?
Assim como na Terra, uma plantação marciana precisa do mesmo que as plantas aqui da terra, mas infelizmente nenhuma das coisas é facilmente encontrada por lá.

O feito
Tomates, ervilhas, centeio, rúcula, rabanetes e agrião cresceram nos dois ambientes — e incrivelmente ou não, os vegetais cultivados no solo de Marte tinha exatamente o mesmo tamanho dos cultivados na Terra.

comparativo-ervilhas
Comparativo de ervilhas cultivadas na Lua (primeira da esq. para direita) Marte e Terra. Crédito: Wieger Wamelink

No entanto, mesmo com o resultado positivo de conseguirmos plantar um pézão solo de Marte, ainda existem algumas dúvidas sobre o cultivo, perguntas técnicas como orçamento e o tempo das missões e perguntinhas simples que muitos aqui já estão bem familiarizados.  Conseguir água limpa, com PH bom, fontes de luz confiáveis (talvez, algo parecido com uma homegrow, cultivo indoor) e um grande espaço fechado.

homem-marte-vendo-maconha

Dá pra plantar, mas não dá pra fumar
Plantar a cannabis por lá você até pode conseguir, mas os cientistas comentam que não é seguro comer e nem consumir nenhum produto colhido por lá. A radiação no espaço e o risco de câncer é bem alto porque o solo de marte contém metais pesados, que podem estar incorporados aos vegetais, um perigo.

Só saberemos se é seguro consumir quando os pesquisadores avançarem e avaliarem o valor nutricional de tudo, até lá ficaremos apenas olhando e imaginando.

Outra possibilidade
Enquanto estava terminando esse artigo, o Everton disse na redação disse quem sabe poderia virar uma maconha mutante tipo a do Todo Mundo em Pânico 2, hahaha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here