Apoiomedicos maconha

Desenvolvido pela ONU, ferramenta exibe dados sobre o uso de drogas em diferentes lugares. A Islândia é o país número 1 em consumo de maconha e o Brasil ocupa o 14º lugar na lista. As informações são da Exame.

Um mapa interativo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra os hábitos de usuários de drogas em todo o planeta. Produzido como parte do World Drug Report 2014, relatório produzido pelo braço da ONU para Drogas e Crime (UNODC), a ferramenta apresenta números sobre o consumo de maconha, por exemplo, em diferentes países.

Uma curiosidade: no Uruguai, o primeiro país do mundo a legalizar e regulamentar a comercialização da maconha, apenas 8,3% da população declarou ter consumido a droga nos últimos tempos.

Em contrapartida, a Islândia, onde há um grande debate sobre a descriminalização de várias substâncias, é o país que conta com a maior percentagem de usuários (18,3%).

Nova Zelândia (14,6%) e a Nigéria (14,3%) também contam com um alto número de pessoas que declararam o consumo da erva. No Brasil, este número é de 8,8%, mais que a França (8,4%) e menos que Israel (8,9%).

Ainda de acordo com o relatório, 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, ano base da pesquisa, o equivalente a 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos. Vale lembrar que, apesar de ter a proposta de oferecer um panorama global sobre o uso de substâncias, a pesquisa não conta com informações de vários países como a Índia.

Veja abaixo o relatório na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here